top of page

Como a Premier League se tornou o campeonato mais valioso do mundo

  • Writer: Scretch
    Scretch
  • Jul 1, 2020
  • 4 min read

Apenas sete equipes venceram a Premier League



O campeonato inglês é considerado por muitos o melhor futebol do mundo, a competição é a que reúne um grande número de craques de todos os cantos da Terra. Segundo dados da Transfermarket, dos dez atletas mais valiosos do planeta, seis estão na Premier League. Ainda de acordo com o site, a competição vale aproximadamente 8,10 bilhões (cerca de 50 milhões de reais), esse valor coloca a liga como a mais rica do mundo. A competição não chegou nesse posto por acaso, algumas decisões foram muitos importantes no desenvolvimento do esporte no país.


Período Pré-Premier League


Desde 1888, a associação que cuidava do principal campeonato de futebol na Inglaterra era a Football League, fundada pelo então diretor do Aston Villa, Charlie Fossey. A competição variou na quantidade de participantes durantes os anos. A primeira temporada contou com 12 equipes e na década de 1990 já eram 22. Nesse mesmo ano, os clubes acreditavam que a liga precisava se desenvolver com base numa reestruturação radical.


Anos antes, uma série de tragédias envolvendo o futebol inglês, motivou autoridades do país a pensarem estratégias para melhorar as condições nos estádios. Os torcedores tinham medo de ir aos jogos pela violência influenciada pelos hooligans (grupos violentos que organizavam brigas fora e dentro dos estádios).


Por causa das confusões, a então primeira Ministra Margaret Thatcher, tentava interferir no futebol na Inglaterra. Depois da confusão generalizada entre os hooligans dos times Luton Town e Millwall, Thatcher ordenou que tivessem nos estádios circuitos de câmeras, identificação dos torcedores e alambrados reforçados, essa última viria ter importante relação com a maior tragédia do futebol inglês.


Em 15 de abril de 1989, Liverpool e Nottingham Forrest faziam a semifinal da Taça da Inglaterra no Estádio Hillsborough, em Sheffield. As torcidas eram divididas por setores, os do Liverpool ficaram com a parte menor, onde cabiam 14.600 pessoas, enquanto a torcida do Nottingham ficou com a área para 21.000 espectadores, o que foi mais tarde diagnóstico como um erro, já que a torcida dos Reds era maior. Houve uma confusão e milhares de torcedores conseguiram entrar para ver a partida, isso superlotou o estádio e o forte alambrado impediu que público pudesse descer no campo. Resultado: 96 pessoas morreram pisoteadas e mais de 700 ficaram feridas.


A equipe de segurança permitiu que o estádio tivesse mais pessoas que a capacidade


Esse desastre foi a gota d’água e do inquérito que investigou o caso se originou o “Relatorio Taylor”, que modificou totalmente a relação do público com o jogo. Idealizado por Peter Murray Taylor, o texto trazia as causas da tragédia e como os clubes e a federação deveriam promover os jogos. Entre as medidas estavam que os estádios deveriam ter mais entradas e saídas, e novas regulamentações para venda de bebidas. O governo exigiu também que todos com ingresso deveriam assistir ao jogo sentados, Taylor foi contra essa decisão, mas mesmo assim foi imposta.


Essas alterações modificaram o futebol no país e foi o embrião do esporte que conhecemos atualmente.


Criação da Liga


De acordo com a própria Premier League, o dia 17 de julho de 1991, foi um marco para o desenvolvimento da liga, quando as equipes assinaram o “Acordo de Membros Fundadores”, que estabeleceu os princípios básicos para a criação da competição. Esse acordo tinha como intuito dar mais autonomia aos clubes e independência comercial da Football League. Isso fez com que essa liga dos clubes pudesse fazer os próprios contratos de transmissão e patrocínio.


Poucos meses depois, em 20 de fevereiro de 1992, os 22 times da primeira divisão saíram da Football League, terminando um reinado de 104 anos da entidade sob a elite da competição, sendo estabelecida a Premier League, inaugurada no sábado, 15 de agosto do mesmo ano. Somente em 1995, o torneio passou a contar com 20 times.


Peça importante: Direitos de transmissão e arrecadação


Um dos intuitos da criação da liga era desenvolver o futebol e isso passou também por contratos de transmissão para que aumentasse a arrecadação dos clubes. O primeiro acordo foi com a emissora BSkyB, um movimento radical na época, mas a Sky sempre esteve presente e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da competição.


Quem negocia os direitos de transmissão é a própria Premier League, que representa os clubes e de forma coletiva vende os pacotes para emissoras interessadas. Atualmente a repartição do dinheiro é feita basicamente em três partes: 50% do valor total é dividido igualmente entre todos os 20 times; 25% é redistribuído conforme com a classificação no campeonato anterior, o chamado “Pagamento por Mérito" e os outros 25% é compartilhado com base no número de partidas transmitidas no Reino Unido, conhecida como “Taxa de Instalação”.


Esse formato tem dado certo, segundo o CEO da Premier League, Richard Masters, a liga vai faturar com vendas de direitos de transmissão, cerca de £4,2 bilhões (aproximadamente R$27 bilhões) entre as temporadas 2019-2022.


A competição é a que mais arrecada dinheiro também com Matchday, que é toda receita que cada clube movimenta com o estádio no dia do jogo. Segundo dados de uma pesquisa da Sports Value, a Premier League arrecada só com matchday cerca de U$ 718 milhões (pouco mais de R$3,8 bilhões).


Impacto social


O impacto da Premier League na economia Britânica é gigantesco. Um estudo que analisou o impacto econômico e social feito pela EY, mostrou que a Liga já contribuiu com 7,6 bilhões de libras para o PIB do Reino Unido e pagou de impostos somente na temporada 2016/17 cerca 3,3 bilhões de libras, criando 100 mil novos postos de emprego.


Toda estrutura foi montada para que o campeonato inglês ficasse no topo do mundo e fez a liga se tornar a competição de futebol mais valiosa do planeta, com grandes craques e partidas de alto nível.


Curiosidades


O maior campeão da Premier League é o Manchester United, a equipe venceu 13 vezes o torneio, inclusive foi a equipe que venceu a primeira edição em 1992-93. Todos esses títulos foram comandados pelo mesmo técnico, Sir Alex Ferguson.


O Liverpool dominou o futebol inglês antes da Premier League, mas após a criação do torneio, o time não conseguiu manter a mesma presença na primeira posição e só venceu a competição pela primeira vez neste ano.


Sete equipes venceram a Premier League nessas 28 edições, além do United e Liverpool, Chelsea conquistou o troféu 5 vezes, o Manchester City 4, o Arsenal ganhou 3 e, Blackburn e Leicester venceram um título.


Por: Welber Kempes

Comentários


© 2020 by Jornal Scretch. Proudly created with Wix.com

bottom of page