top of page

Estudo encontra traços do novo coronavírus no esgoto de Florianópolis em novembro

  • Writer: Scretch
    Scretch
  • Jul 3, 2020
  • 1 min read

O teste utilizado foi o RT-PCR, que consegue detectar partículas pequenas do vírus


Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), indica que o novo coronavírus já estava no Brasil cerca de três meses antes do primeiro caso confirmado pelo Governo. A instituição encontrou traços do vírus em amostras recolhidas no dia 27 de novembro de um esgoto de Florianópolis.


De acordo com a pesquisa, os primeiros estudos apontaram que as partículas encontradas em novembro eram muito pequenas. Nas amostras colhidas em 7 dezembro e 20 de fevereiro registraram uma carga maior com resultado positivo para o vírus.


A professora da UFSC Gislaine Fongaro explicou que esse dado não é motivo de preocupação. “As pessoas não precisam ficar apavoradas com contaminação. O esgoto só é uma representatividade do que já tem na população”.


Gislaine disse os testes foram feitos mais de uma vez, ela conta que a equipe desconfiava dos resultados, mas que repetiram todos os dados com testes em laboratório. “Tivemos o cuidado de realizar um teste interlaboratorial, e não foi feito um único marcador viral, vários marcadores do vírus foram usados para reconfirmar. Estamos bem tranquilos quanto ao resultado”, contou a professora.


A Universidade colheu para análise amostras de esgoto do final de outubro até o início de março. Segundo o estudo, o material colhido em 30 de outubro e 6 de novembro, não apresentaram traços de SARS-CoV-2.


O primeiro caso confirmado de covid-19 pelo governo foi registrado no dia 28 de fevereiro, foi um homem de 61 anos, que voltou de uma viagem da Itália e na época deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.


Por: Welber Kempes

Comentários


© 2020 by Jornal Scretch. Proudly created with Wix.com

bottom of page